O Campo Eng.º Carlos Salema recebeu na tarde de ontem, 02 de Julho, uma visita muito especial. Jogadores da Seleção Nacional de Futebol de Praia que recentemente conquistou o 3.º lugar do pódio nos Jogos Europeus de Baku (Azerbaijão), Bê Martins e Elinton Andrade exibiram-se na nossa casa de bronze ao peito e falaram da “experiência indescritível” de honrar o país em tão prestigiada competição, acompanhados pelo Presidente da Federação de Futvolei Portuguesa (FFvP), Jorge Alves, que deu a conhecer os contornos da parceria entre a instituição a que preside e o Clube Oriental de Lisboa.

Foi por intermédio de Jorge Alves e a convite do Presidente do Oriental, José Fernando Nabais, que Bê Martins e Elinton Andrade pisaram o relvado do Campo Eng.º Carlos Salema. Também praticantes assíduos de futvolei até pela sua ascendência brasileira, os dois atletas estão agora empenhados na divulgação e desenvolvimento da modalidade em Portugal, algo que nas palavras do Presidente da FFvP poderá acontecer com o contributo fundamental do Oriental.

 
Jorge Alves, Elinton Andrade, Bê Martins e José Fernando Nabais
 
 

“Esta é uma parceria já com 4 anos de existência que tem como grande pretensão a construção de uma caixa de areia nas instalações do Clube. É um projeto que está a ser ponderado e que visa trazer a modalidade do futvolei para o Oriental, fazendo a ponte com os atletas do futebol juvenil do C.O.L. e trazendo-lhes também benefícios claros, muito no enquadramento do ecletismo que fundamenta a essência do Clube”, explica Jorge Alves.

Mas enquanto o Futvolei não chega ao Oriental, a conversa resvala com rapidez para o sucesso da campanha portuguesa nos Jogos Europeus de Baku. É aqui que Elinton Andrade, atleta de 36 anos que no futebol de 11 passou por clubes como o Marselha (França) e Rapid de Bucarest (Roménia) e que atualmente representa o FC Goa (Índia), expressa a sua emoção para descrever “o momento incrível que foi receber aquela medalha”, mesmo sabendo que “a Seleção por tudo o que fez em campo merecia muito mais que o bronze”.

Também atleta da equipa de Futebol de Praia do SC Braga e também luso-brasileiro, Bê Martins de 25 anos classifica a conquista da medalha de bronze como “um sonho realizado” que certamente “deixou orgulhosos” os avós portugueses. Ainda com a ambição que construir uma carreira triunfante no desporto rei, Bê Martins não fecha a porta a novos desafios e acrescenta sem rodeios que “seria uma honra” vestir um dia a camisola do Oriental.

Certo é que o Mundial de Futebol de Praia começa já no dia 09 de Julho em Espinho e Elinton Andrade e Bê Martins estão convocados com a ambição de conquistar um novo título para Portugal, tal como a promessa de voltarem ao Campo Eng.º Carlos Salema mais tardar no momento inauguração da quadra de areia para a prática do Futvolei.

O sonho está vivo!
Oriental: Mais que um Clube, uma Paixão.