No dia 24 de Maio de 2014 o Oriental escreveu uma das mais belas páginas da sua já longa História. A equipa comandada por João Barbosa consumou um quarto de século mais tarde o regresso ao segundo maior escalão do futebol nacional e o treinador da formação orientalista não podia estar mais satisfeito com os resultados alcançados.

“Incutimos no grupo uma atitude competitiva que nos fez superar os objetivos que estavam previamente estabelecidos e nos conduziu à subida. Estamos orgulhosos por ter sido pela nossa mão que o Oriental está agora, 25 anos mais tarde, na II Liga. Acordámos um monstro de Lisboa, fizemos renascer um histórico de Portugal”, afirmou João Barbosa.

 
João Barbosa foi um dos obreiros da subida do Oriental à II Liga
 
  O percurso foi desde o primeiro momento muito duro e trabalhoso mas a conquista do lugar de promoção direta à II Liga é “uma surpresa apenas para quem não esteve dentro do Oriental”. O treinador de 36 anos garantiu que este enorme triunfo foi a “constatação do empenho, humildade, dedicação e seriedade de todo o grupo” e fez questão de deixar uma palavra aos sócios e adeptos que acompanharam a equipa ao longo do ano.

“Esta vitória é de todos os orientalistas, até dos mais céticos ao nosso trabalho. Espero que tenhamos ficado definitivamente no coração de toda a família orientalista”, confessou João Barbosa. 

Referindo-se também ao “carinho especial” pelo Sector Grená construído em função do “apoio incondicional demonstrado desde o instante da sua fundação até ao último minuto do jogo contra o Ferreiras”, João Barbosa revelou que “o futuro é já o dia 10 de Junho”, data em que o Oriental vai defrontar o Freamunde na final absoluta do Campeonato Nacional de Seniores.

“O nosso futuro passa sempre por ganhar o próximo jogo. A época ainda não acabou e nesta partida vamos ter a oportunidade continuar a trabalhar pela História do Oriental, elevando ainda mais o nome do Clube no panorama do futebol nacional”, concluiu o treinador do conjunto grená e branco.

O sonho está vivo!
Oriental: Mais que um Clube, uma Paixão.