Oriental e Guimarães B empataram este domingo a duas bolas no Estádio D. Afonso Henriques na 5.ª jornada da Segunda Liga. Os Guerreiros de Marvila dispuseram no primeiro tempo de ocasiões de golo em número suficiente para sentenciar a partida mas alguma infelicidade no capítulo da finalização ditou um resultado que é escasso para o conjunto grená e branco. Hugo Grilo e Leonel apontaram os golos orientalistas, ao passo que o Guimarães B só chegou ao empate já para lá dos 90’.

O cronómetro marcava 15 minutos de jogo quando o Guimarães B se adiantou no marcador por intermédio de Areias, naquela que foi a primeira oportunidade de perigo da equipa da cidade berço. O Oriental reagiu bem ao golo sofrido e encostou o adversário às cordas com Pedro Alves (19’ e 22’) e Tom (20’) a ameaçarem as redes de Oliveira ainda antes de Hugo Grilo restabelecer a igualdade de cabeça após pontapé de canto batido por Tom (27’). O intervalo não chegou sem que houvesse ainda tempo para Daniel Almeida (39’) e Carlos Saleiro (42’) desperdiçarem oportunidades flagrantes para coroar o Oriental com uma vantagem que seria nesta altura totalmente merecida.

   
 

A segunda metade do encontro foi mais pautada pelo equilíbrio e aos 84’ registou-se o maior momento do jogo com Leonel a tirar da cartola um remate de pé direito do meio da rua que não deu hipóteses de defesa ao guardião vimaranense. A vitória do Oriental parecia ter tudo para não mais fugir mas foi já para além do período regulamentar (90+2’) que na sequência de uma bola bombeada para a área de Mota, Ricardo aproveitou a confusão e encostou o esférico para o 2-2 final.

Apesar de ter sido uma deslocação a um terreno difícil e contra um adversário com unidades de bom nível técnico, o Oriental regressa de Guimarães com a sensação de que teve em seu poder, sobretudo pela qualidade demonstrada na primeira parte, todas as condições para vencer com mérito o encontro. A igualdade vale ainda assim um ponto que coloca o Oriental no 13.º lugar da tabela classificativa com 6 pontos.

O campeonato regista agora uma paragem prolongada devido aos encontros das Seleções, pelo que o Oriental volta a entrar em campo apenas no dia 13 de Setembro, em Marvila, contra o Benfica B.

O sonho está vivo!
Oriental: Mais que um Clube, uma Paixão.