Feirense e Oriental disputaram este domingo a 45.ª e penúltima jornada da Segunda Liga no Estádio Marcolino Castro com a vitória a sorrir à equipa da casa por 1-0. O golo solitário de Tiago Jogo e a grande penalidade por assinalar a favor do Oriental por mão na bola de Jefferson Santos fizeram a diferença.

A primeira parte teve poucos motivos de interesse num jogo entre duas equipas com posições distintas no campeonato. Perante um Feirense que ainda sonha com a subida de divisão, foi do Oriental o primeiro sinal de perigo quando Henrique Gomes respondeu ao cruzamento de Tiago Rosa com um remate que terminou nas mãos do guarda-redes Márcio Paiva (17'). Aos 25' e 27' minutos Tom, pela formação de Marvila, e Hugo Moreira, pela turma fogaceira, tentaram a sorte de cabeça com remates ao lado e aos 34' o golo surgiu por intermédio de Tiago Jogo que depois de ganhar posição a João Pedro desviou o esférico do alcance de Janota e inaugurou o marcador.

 
Leonel lança o ataque sob o olhar atento de Jefferson Santos
 
 

Na etapa complementar o conjunto grená e branco subiu ao relvado mais dinâmico em termos ofensivos e aos 55' minutos deu-se o caso do jogo com Jefferson Santos a desviar a bola com o braço dentro da grande área após lançamento de João Pedro num lance suscetível de grande penalidade e expulsão por acumulação de amarelos do trinco do Feirense. O árbitro Fábio Veríssimo assim não entendeu e a equipa da casa respondeu pouco depois num livre estudado que culminou com um pontapé de meia distância de Luíz Phellype para defesa segura de Janota (63').

 

Nos derradeiros 20 minutos da partida o Oriental lançou-se para o ataque e remeteu o adversário para o seu meio campo defensivo. Aos 72' minutos Mauro Bastos chegou atrasado por milímetros ao cruzamento rasteiro de Tiago Rosa e pouco depois Tom testou a meia distância por um par de ocasiões, sempre longe do alvo (76' e 79'). Já na reta final o Feirense assustou em contra ataque mas o cabeceamento de Diogo Fonseca errou o alvo (83') e a três minutos do final do tempo regulamentar André Almeida teve na cabeça o empate mas a resposta ao cruzamento de Pedro Alves passou por cima da trave da baliza à guarda de Márcio Paiva (87'), no lance que poderia ter conferido alguma justiça ao marcador. 

 

Com este resultado o Oriental mantém os 58 pontos e o 15.º lugar, ao passo que o Feirense ascende à 5.ª posição da tabela classificativa e está agora a dois pontos do posto que garante a subida de divisão. O último jogo do campeonato tem lugar no Campo Eng.º Carlos Salema no fim de semana de 23 e 24 de Maio contra o U. Madeira.