O calendário global para a época 2017/2018 já está definido pela Federação Portuguesa de Futebol e as mudanças são significativas muito graças às alterações no formato do Campeonato de Portugal na época que se avizinha. Muito embora as séries ainda não estejam determinadas restem algumas dúvidas quanto a este ponto, é certo que para o Oriental a temporada oficial se inicia a 20 de Agosto com a 1.ª jornada do CPP.

A prova que será desta feita composta inicialmente por cinco séries de 16 equipas conhece o final da primeira volta a 15 de Janeiro de 2018 com a realização da 15.ª jornada, ao passo que o término desta 1.ª fase da competição está marcado para 22 Abril com o disputar da 30.ª e última jornada. Concluído este ciclo, os seis últimos classificados de cada série são automaticamente despromovidos e aos cinco primeiros classificados de cada uma delas juntam-se os três melhores segundos num total de oito emblemas apurados para o play-off de promoção à 2.ª Liga.

As oito melhores equipas da 1.ª Fase do CPP defrontam-se então em regime de eliminatórias a duas mãos a realizar em regime de quartos-de-final a 6 e 13 de Maio, sendo que os quatro vencedores passam às “meias” agendadas para 19 e 27 de Maio. Os dois apurados para a grande final garantem desde logo a subida de divisão mas disputam ainda o título de Campeão Nacional do escalão a 10 de Junho em campo neutro a designar.

 
 
 
De acrescentar que a partir da 1.ª jornada de 20 de Agosto a 1.ª fase do campeonato decorre a cada fim-de-semana continuamente sem paragens à exceção das pausas para as quatro primeiras eliminatórias da Taça de Portugal (3 e 24 de Setembro, 15 de Novembro e 19 de Novembro) e para o Natal e passagem de ano (fins-de-semana de 24 de Dezembro e 31 de Dezembro).  Todos os jogos se realizam ao domingo à exceção da 5.ª e 27.ª jornadas, agendadas para os sábados de 30 de Setembro e 31 de Março por ocasião dos encontros oficiais das Seleções Nacionais e da Páscoa, respetivamente.