A sombra frondosa de uma oliveira foi o palco da criação do Marvilense Foot-ball Club, emblema criado por um grupo de entusiásticos desportistas lisboetas em Novembro de 1918. 

Trajado por uma camisola verde com uma lista branca, calção branco e meia preta, a fundação do já projetado clube apenas viria a ser oficializada a 07 de Fevereiro de 1920. O seu primeiro campo de jogos situava-se em Sacavém e só no final dos anos 30 os atletas marvilenses passaram a evoluir sobre um novo terreno com a designação de Marvila – A.

Vencedor por uma única vez do Campeonato de 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa, a popular formação lisboeta nunca conseguiu alcançar o escalão cimeiro da modalidade, tendo ainda assim dado bons valores ao futebol nacional tais como António Marques, Daniel, Bravo, Lima e Paiva. No que diz respeito aos principais dirigentes da história do clube destacam-se Francisco Penetra Rodrigues e Carlos Batalha.

Ainda antes da fusão ser consumada, a Direcção Geral do Desporto impôs que a formação alterasse o seu nome para Clube de Futebol Marvilense, decisão que nunca foi acatada pela massa associativa que  se quis manter até ao último momento fiel às suas raízes.

   
 
Histórica equipa do Marvilense FC
 
Emblema do Marvilense FC